Skip to main content

Carnaval amarelo (7Letras, 192 pp, R$ 74,00), obra de Jairo Carmo, é um romance de formação que conta a história de José Afonso, advogado nascido na Amazônia e criado na cidade fictícia de Miradouro (Pará), que ainda jovem vai para o Rio de Janeiro estudar e investir na carreira profissional.

No Carnaval de 1985, ele aguarda a namorada Alice, em seu apartamento em Copacabana, enquanto mergulha no passado e tece um vívido retrato de uma época que reúne alguns dos problemas mais desafiadores da sociedade brasileira, e que permanecem até hoje: a injustiça, o racismo, o legado da ditadura, a violência contra a mulher, a desigualdade social.

A namorada de José Afonso, Alice, é filha do médico Evandro Reis, engajado nos movimentos de oposição ao regime militar e fugitivo da Guerrilha do Araguaia, que vai para a cidade do genro em Miradouro, no Pará.

Enquanto isso, os caminhos de José Afonso e de sua professora Glorinha se cruzam, relembrando uma paixão juvenil. O reencontro acontece quando a professora é acusada de matar o marido e José se dispõe a defendê-la.

Esses e outros personagens se unem em uma trama que acompanha o protagonista, dividido entre reconquistar o amor de Alice e a tentativa de intervir no que se passa na distante Miradouro.

“Muitas pessoas fogem da verdade porque temem destruir as últimas ilusões que arrastam”, trecho do livro “Carnaval amarelo”.

Livro “Carnaval amarelo”, de Jairo Carmo

Por Publishnews, publicado originalmente em 27/05/2024.

Leave a Reply